quarta-feira, 31 de outubro de 2007

LIVING ROOM - quarto vivo



Exposição coletiva, em São Paulo, onde apresento algumas fotografias - fotoperformances.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

FESTIVAL DISPOSITIVO- Paço das Artes - São Paulo

Em tempo recorde, eis a lista das obras selecionadas para o Festival-Dispositivo. O festival acontece de 17 de Novembro a 30 de Dezembro no Paço das Artes. Aguardem novidades sobre a programação!
Ver mais em: www.pacodasartes.org.br/
cinefalcatrua.wordpress.com/

“VPK” (fragmento) Eduardo Silva Salvino
36ª DP Marcus Bastos
0 to retain Simone de Martino
14×7 Marcus Bastos
7 to release Simone de Martino
A4 Edson Ferreira
access denied Rachelmaurício Castro
Alugo Jatos Luana Boaventura
Aos lados, volver! Douglas Pinheiro e Jan Yuri Amorim
A pedra = a coisa e o algo Amélia Sampaio
Armadilhas da Pintura - Vol. 7 – Limpeza Hugo Houayek
Ariano Suassuna canta Calypso Geane Carla
Ascese: “Ferro, Leite e Garrafa” Rodrigo Castro de Jesus
Atravessamentos Diogo de Moraes e Fábio Tremonte
Autorizamos ao Sr. Isaque Meireles
Bananeira Maneira Anderson Corrêa de Araújo
Bandeira Chico Linares
Bike Praia Ivan David
booom! Rachelmaurício Castro
Brasil Fausto Junior
Broadway Woman’s Worth Daniel Toso
Car Trip Giovani Castelucci
Catedral da Sé Graciela Rodriguez
Cena do vídeo Saúde Nelson Antônio
Centro de Vitória Márcia Rúbia Frasson Soares
Copacabana Saulo
Dance Dance Francisco Dantas
Delivery Vítor Kennedy
Des-estação Patrícia Gerber
Desaparecidos Missa na Catedral da Sé Graciela Rodriguez
Entre Estações Annádia Leite
Esfolando Metal Hervan Rossi
E ténue Letícia Weiduschadt
Extorquido Pedro Falcão
Fade In, Colher, Fade Out Christopher Faust
Faxineira Graziela Kunsch
Feira de Artesanato Célio Dutra
Féretro Felipe Borges
Fértil Baldio Marcelo Salum
Fiat Lux Nelton Pellenz
Fluido Lilian Amaral
Fly Eyes Claudia Barbisan
followme Rachelmaurício Castro
Formigueiro Júlio Alceu Correia
framesframesframes Ricardo Oppermann
Going Gobi Henk Nieman
Igreja Barroca Caio Cézar
Índios na Assembléia Legislativa Rapidemeto e Papaléguas
Inserções Telefônicas em Circuitos Ideológicos Pablo Paniagua
Instalação Anderson Corrêa de Araújo
Ipanema Saulo
L-CO Nelton Pellenz
Lejos 01 Joacélio Batista
Lejos 02 Joacélio Batista
Life is Coming Arthur Tuoto
Lombada Fábio Portela
Loops Radioativos Felipe Brait
Lua de Março Ruy Monfort
Lula Mauro Rubens da Silva
Malabares do Fogo Nelson Antônio
Massa em si e Gesto Amélia Sampaio
Mede-mede Raquel Stolf
Meninos para Sempre Roderick Steel
Metrô Sampaulo Cristina Ribas
Mobile Preacher Daniel Zante
Não Aprendi Dizer Adeus Fã-Clube do Roger
Narcisus Bolivianus Joacélio Batista
Nosso Quarto Cecília Soares
O “frederiquismo” no movimento estudantil Frederico
Opera Pink Micael Cimet
Orkut Fã-Clube do Roger
Oroboro ou um outro filme sem cortes Heraldo Ferreira
Os Novos Navegantes Jaime Lauriano
O Último Segundo Alan Rodrigues
Ovinho de Chumbo Vítor Kennedy
Palestra de Paulo Goulart na UFPB Geane Carla
Passarim Nelton Pellenz
Pasto de Nuvens Lucas Kogure
Pedrinho Fernanda Guimarães
Performance de George Sander Mauro Rubens da Silva
Pirilampos Maurício Covari
Pixelgrafia II Adilson Borges
Poltronas de Ônibus Eduardo Lima
Ponto de Equilíbrio Wagner Rossi
Pouso em Vitória Lucas Kogure
Primeira Aula Giuliano Nosralla Gerbasi
Que seja chama, se fogo for Annádia Leite
Rail Texture Drica Veloso
Raízes Subterrâneas Rafael Schlichting
Read my Lips Daniela Assunta
Remelão Sidney Calmon
Respeitos Claudia Barbisan
Robert Graziela Kunsch
Ruína Hóspede
Saída a Pelego Gustavo Torres
Sem Título Nelton Pellenz
Ser Nu Amélia Sampaio
Silendus - A Transformação do Corpo Osiel Garcia Barbosa
Sessão 0580 Marcos J. Penteado
Sobre Asas do Desejo Dirnei Prates
Soltando uma Pipa e Trocando as Bolas Renan Cepeda
Sonho …8 Mireli Costa
Spaceshipsunset Drica Veloso
Stalker no Andaraí Anderson Corrêa de Araújo
SuperDuperHiperLiper Joana Cruz
Tente Fazer Isso em Casa Thiago Tomé e Marcelo Comparini
Tibet or not Tibet Chang Chi Chai
Tonico Patrícia Bragato
Torcendo o pátio Fábio Portela
Tumba de Jesus Afonso Marques Oliveira
Twilight Memories #1 Erly Vieira Jr.
Twilight Memories #2 Erly Vieira Jr.
Übergang Hugo Fortes
Uh Lalá! Claudia Barbisan
Um Pouco Mas Morri Marilei Fiorelli
upload Rachelmaurício Castro
Vamos Dirnei Prates
Velinhas Gustavo Spolidoro
WC Masculino Daniel Seda
Whitespace Geraldo Sauerkraut
Xsun Drica Veloso

A TRAVESSIA - DEVANEIO DO HOMEM QUE ANDA

Onde começa e termina uma performance?

Quando, em 2003, realizei a performance MANAS, na MIP – Manifestação Internacional de Performance , tive a clara sensação de um transbordamento da ação, que, além da sua duração pré-estabelecida, favoreceu outros projetos, ações, pensamentos e direções. Assim, sem conseguir estabelecer limites precisos, percebi que o antes e o depois da performance faziam parte de um continuum do tempo, que unidos a ela, favoreceram esse transbordamento e originaram outras possibilidades reflexivas.
Na performance proposta para o projeto Multiplicidade, emVitória, situada em um tempo e espaço distante dessa primeira experiência performática, novamente me vi diante da sensação de expansão nesse contato espacial/temporal. Por isso, talvez, ainda tenho dificuldade de escrever sobre a performance A TRAVESSIA: DEVANEIO DO HOMEM QUE ANDA.
Pensando sobre a performance, desde o meu retorno, não consigo estabelecê-la como algo independente dos outros acontecimentos que, de forma excepcional, aconteceram em Vitória durante o multipliCIDADE. Quem sabe devo perceber essa performance como uma ação unida às outras ações, como um movimento criado de forma independente, mas que quando manifestou-se, imediatamente se interconectou aos outros acontecimentos?
É claro que estas divagações são sustentadas pela característica ritualística da performance A Travessia..., que, intencionalmente, pretendeu estabelecer um campo mítico de atuação. Se a característica escultural da figura humana, caminhando pela cidade, e o estranhamento dessa presença pública permitem a recuperação na memória de acontecimentos reais ou imaginários, sua manifestação presentifica no espectador e no performer uma experiência direta com a ação, que ante de ser narrativa, é potência e energia plena de visualidade e vitalidade.
Nas palavras de Renato Cohen, “o campo mítico é um “entre-parentêses”, um tempo-espaço que se insere no tempo do cotidiano (experiência do ordinário, das relações objetivas)” e é, continuando a citá-lo, possível através da “inteireza, adensamento, exacerbação, ampliação da presença – colocação do potencial psicofísico inteiramente alinhado com o trabalho presente”.
Talvez aqui, depois do que já foi escrito, encontre uma possibilidade de refletir sobre esse continuum da performance, já que em Vitória, lugar estranho para mim, pude, como um nômade, experimentar uma sensorialidade destituída da lógica racional. Claro que, durante a performance, meu corpo experimentou forças e presenças além das corriqueiras, mas exatamente por isso pude levar essa consciência “outra” para os demais encontros e trocas afetivas.
Esse transbordamento, invisível aos olhos, mas perceptível enquanto manifestação sensória estabelece relações entre a prática artística e sua diluição/absorção na vida. Se a vida é potência e livre devir, os afetos que surgem daí são permeáveis e descontínuos, permitindo aberturas que dialogam com a presença de um espaço saturado de informação e utilidade. A pausa, como é percebida no campo mítico, oportuniza uma resistência ao cotidiano útil e preenchido por fragmentos que não se conectam. Na super agitação, própria do estímulo capitalista, somos invadidos por uma sutil vibração que, inevitavelmente, nos retira de uma mera posição individualista e anônima.
Wagner Rossi - 23/10/07


sobre a MIP ver:
www.ceia.art.br/
www.ceia.art.br/mip/galeria.htm

domingo, 21 de outubro de 2007

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

...poesia de Walt Whitman

Canto a mim mesmo

"A cópula tem o mesmo valor que a morte.
Creio na carne e nos apetites.
A vista, o ouvido, o tato...São milagres.
E cada partícula minha, cada apêndice meu
é um milagre.
Sou divino por dentro e por fora
e santifico tudo que toco
e tudo o que me toca:
O odor de minhas axilas é tão sutil como o de uma prece
e esta cabeça minha
vale mais que as igrejas,
as bíblias
e os credos."

WALT WHITMAN

sábado, 13 de outubro de 2007

A TRAVESSIA - DEVANEIO DO HOMEM QUE ANDA

A postagem foi feita de baixo pra cima...estas 05 imagens são do final da performance.







...posteriormente escreverei um texto sobre a ação.

mais imagens da performance





A TRAVESSIA - DEVANEIO DO HOMEM QUE ANDA - performance realizada dia 11/10 - Multiplicidade 2007 - Vitória/ES





domingo, 7 de outubro de 2007

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

multipliCIDADE 2007 - mapa de ações em Vitória


Venho acompanhando o trabalho do COLETIVO ENTRETANTOS, de Vitória-ES. Nesse ano acontece o segundo MULTIPLICIDADE, evento de ações e intervenções urbanas ralizado pelo coletivo.

Até agora só tenho tido motivo de satisfação em participar, com uma performance, do multipliCIDADE 2007.

Segue mapa dos locais e datas das várias ações que acontecem durante os 10 dias do evento.

Vale conferir, no http://www.entreblog.tk/, os outros eventos paralelos...

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

O colapso do corpo a partir do ankoku butô de Hijikata Tatsumi - Christine Greiner

Quanto mais leio e pesquiso sobre a arte da performance, mais me aproximo do que hoje é definido como dança contemporânea. Não em todas as suas manifestações, mas em muito do que é pensado e proposto nesse universo.

Uma pesquisadora da PUC/SP, Christine Greiner, muito ligada ao campo da dança, é referência como conhecedora das questões do corpo e performance, incluindo, nas manifestações corporais, o trânsito entre ocidente e oriente.

Sugiro a leitura de um artigo dela, na net, que trata sobre o Butô - manifestação artística especificamente japonesa - rico em possibilidades de reflexão para quem se interessa pelo assunto corpo/performance.

www.japonartesescenicas.org/estudiosjaponeses/articulos/ankokubutoh.pdf