quinta-feira, 16 de abril de 2009

BASIUM OCCIDENTALE - Beijo Ocidental

BASIUM OCCIDENTALE é o nome do trabalho que desenvolvo para os 10 banheiros do evento Arte no Banheiro - Comida di Buteco 2009.

Diante de um convite para participar do evento este ano, desenvolvo o trabalho como desdobramento de uma proposição que fiz a um casal de amigos em viagem pela Europa.

Beto e Rosana, o casal de amigos, estão morando em Barcelona por um ano. Em maio eles retornam à BH. Ano passado, por e-mail, convidei-os a realizarem ações durante as viagens que fizessem pela Europa. A cada local "cartão postal" que visitassem, dariam um beijo registrado por foto. Na imagem, deveria destacar-se tanto a ação dos dois quanto a paisagem-arquitetura-obra local.
Desde então, venho recebendo imagens deles nesta situação.

Se a princípio o trabalho acontece nessa dobra entre a ação do beijo, o registro e o envio para mim, posteriormente, passei a questionar possíveis relações entre esta ação e a força cultural e contemplativa das imagens. Tais imagens, exacerbação da cultura europeia e de sua presença, desencadeando todo um processo histórico e artístico centrado na hegemonia ocidental, são manifestações de nossa identidade e idolatria com o que é estrangeiro. Ser ocidental é estar apto a comungar com a grandiosidade secular manifesta nas obras públicas das principais cidades da Europa. E é isso que o beijo faz... Ele tanto reverencia quanto, sutilmente, questiona ironicamente tal presença.

A partir dessas imagens, e voltando ao BASIUM OCCIDENTALE, percebi que a forma de se beijar do casal é manifestação corporal condizente com a cultura da qual ela é originária. Pesquisando na internet o assunto beijo, me vi diante de uma série de informações - muitas delas inúteis - sobre a relação entre beijo e cultura. Escolhi algumas delas e as inseri nas imagens.
Dez fotos diferentes, dez textos diferentes.

As fotos enviadas foram feitas pelos dois filhos do casal - O André e o Victor.

Com o intuito de trabalhar com as fotografias, convidei o artista e designer gráfico Sérgio Guerra para desenvolver uma identidade única para as fotos. Ficou decidido, após algumas sugestões, que os textos inseridos seriam manuscritos e as imagens apresentariam tons avermelhados.

Assim, o trabalho final que já pode ser visto nos banheiros dos 05 bares, é o resultado de um processo participativo e colaborativo.

Agradeço ao Beto, Rosana, André, Victor e Sérgio a boa vontade e confiança em participar desse projeto.


Para ver as fotos nos banheiros, visite os bares:

Aconchego da Floresta - Floreta
Churrascaria do Itamar - Esplanada
Bar do Primo - Lourdes
Bar Sabor do Nordeste - Santo Antônio
Bar Local - São Pedro

Maires informações sobre o evento

www.comidadibuteco.com.br