quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PERPENDICULAR CASA E RUA




Projeto PERPENDICULAR CASA E RUA
De 05 a 10 de Setembro de 2011
Local: Casa do Beco, Aglomerado e Barragem Santa Lúcia.
Realização: Wagner Rossi Campos


...........................


PERPENDICULAR
configura-se como projeto de ações artísticas. Como uma flecha que perfura superfícies, as ações buscam um diálogo aberto e interdisciplinar, favorecendo trocas entre artistas, público e instituições. O projeto acontece desde 2009 e já ocupou os espaços de um apartamento, do edifício Maletta/BH, dos arredores do Museu Inimá de Paula/BH e do Museu de Arte da Pampulha/BH. Houve desdobramentos no Rio de Janeiro – Museu da República e no exterior - Berlim/Alemanha e Bilbao/Espanha.

Esta edição, intitulada PERPENDICULAR CASA E RUA, estabelece como campo de reflexão e produção às relações establecidas entre a casa e a rua e suas características antropológicas, sociológicas, humanas, sociais. O encontro propõe diálogo entre esses espaços, contribuindo para a percepção ética/estética do habitante da cidade, incluído-o como colaborador e ativador dessas práticas.

O projeto terá como ponto de convergência e local de trabalho o espaço Casa do Beco, situado à Av. Artur Bernardes, 3876 - Barragem Santa Lúcia.

(A Associação Cultural Casa do Beco surgiu em 2001, dando caráter jurídico à formação e pesquisa teatral de jovens moradores do Aglomerado Santa Lúcia / Morro do Papagaio. Desde 1995, vem profissionalizando seu trabalho coletivo. Em 2003, depois de adquirir seu espaço cultural, denominado Casa do Beco, o trabalho do Grupo foi além da pesquisa teatral e tornou-se um ponto de referência para instituições, grupos e pessoas que buscam multiplicar as atividades artísticas no Aglomerado Santa Lúcia.).

Durante os dias 05 a 10 de Setembro de 2011 os artistas e grupos convidados se reunirão na Casa do Beco para trabalhar e conviver diariamente entre si e com os habitantes da região, estruturando, de acordo com os trabalhos individuais, formas de parceria e troca que estimulem à criação e construção de projetos artísticos a serem apresentados no entorno do espaço. Os trabalhos desenvolvidos poderão ser vivenciados nos arredores da Casa do Beco e Barragem Santa Lúcia no último dia do encontro, 10 de setembro (sábado), entre 14 e 19 horas.

Os convidados para a residência são:
ARTISTAS
Nathalie Mba Bikoro
Louise Ganz
Grupo SYA – Solon Ribeiro, Yuri Firmeza e Artur Cordeiro
Santiago Cao
Wagner Rossi Campos

ARTE EDUCADORES
Maria Luiza Viana
Fernanda Macruz


Além dos artistas convidados para a residência, os artistas convidados para apresentações de performances na laje de casas próximas à Casa do Beco são:
Marco Paulo Rolla
Nathalie Mba Bikoro
Poala Rettore


Na quinta-feira, dia 08/09, acontecerá um encontro/Mesa de Conversa no SESC Palladium, às 19:30 horas, onde o trabalho proposto será apresentado e discutido.