terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Do Corpo à Terra

Em 17 de abril de 1970, dois eventos paralelos e simultâneos foram inaugurados no Palácio das Artes. Objeto e Participação e Do Corpo à Terra, com curadoria de Frederico Morais, os dois eventos marcaram na história da cidade e da nação um momento crucial de tortura, medo e criatividade excepcional. Diante das manifestações repressivas, próprias do período, os artista participantes desbravaram territórios difíceis, tempos áridos...

Frederico Morais, em texto escrito recentemente e incluído no livro Frederico Morais, relata o acontecimento envolvento os dois eventos e seleciona parte de um ensaio escrito por ele para a revista Vozes, do Rio de Janeiro, citando-o como material capaz de apontar os nortes que definiram as duas mostras.

Cito essa passagem, já que me interessa profundamente sua atualidade.

"Da arte à antiarte, do moderno ao pós-moderno, da arte de vanguarda à contra-arte, a abertura é sempre maior. O horizonte da arte, hoje, é aberto, impreciso. Situações, eventos, rituais ou celebrações - a arte não se distingue mais, nitidamente, da vida e do cotidiano. (...) A vida que bate no seu corpo - eis a arte. O seu ambiente - eis a arte. Os ritmos psicofísicos - eis a arte. A vida intra-uterina - eis a arte. A supra-personalidade - eis a arte. Imaginar - eis a arte. O pneuma - eis a arte. A apropriação de objetos e de áreas - eis a arte. O puro gesto apropriativo de situações humanas ou vivências poéticas - eis a arte."

Diante do momento atual, distinto daquele de 04 décadas atrás mas, ao mesmo tempo, sufocante e castrador tal qual, penso que estimular uma dobra entre esses períodos possa favorecer curas inimagináveis, propensões ao puro ato criativo.
Estamos eu, Marco Paulo Rolla, Paulo Nazareth e Juliana Alvarenga com exposição marcada para 16 de abril de 2010 no Palácio das Artes, sala Genesco Murta.
Dia 17 de abril comemora-se 40 anos da abertura oficial do evento.
Vamos comemorar na SALA DE ESPERA PARA LUGAR NENHUM....

Aguardo a presença de vocês!!!!


MORAIS, Frederico. Frederico Morais / organizadora: Silvana Seffrin. Rio de janeiro: FUNARTE, 2004. pgs 115 a 123.

Nenhum comentário: