quarta-feira, 14 de julho de 2010

PERPENDICULAR cenário#ambiente


O projeto PERPENDICULAR - edição 2010, desdobramento dos acontecimentos PERPENDICULARMUSEU – 2009 e PERPENDICULARAP - 2009 e 2010, tem agora o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Nesse modelo PERPENDICULAR, vinculado a apoio público, trabalharemos em dois locais específicos – eventos de curta duração. Ocuparemos os arredores do Museu de Arte da Pampulha, numa primeira ação conjunta e, depois, a galeria do Edifício Maletta. Os dois locais, distintos em suas panorâmicas e contextos políticos, sociais e culturais, favorecem possibilidades expressivas e reflexivas.
Para sugerir uma prática que possa tanto interligar as ações individuais quanto os espaços propostos e suas características específicas, instaurando formas de agir e pensar, trabalharemos com PERPENDICULAR – cenário # ambiente.
Assim, as duas palavras – cenário e ambiente - e seus usos e sentidos diversos agirão como impulso e confluência das ações elaboradas.

Cenário e ambiente são duas palavras que, nesse projeto, impulsionam reflexões sobre o corpo e o espaço. Ao mesmo tempo, diante das imagens contemporâneas – midiáticas e contemplativas – e seus desdobramentos na vida, a arte como proposição ética e estética favorece um pensamento ativo e divergente capaz de desterritorializar espaços onde o corpo, em sua apatia, é impossibilitado de fazer experiência.
Dessa forma, os sentidos atribuídos a cenário e ambiente dizem muito sobre formas de percepção de si e do mundo. E é a partir dessas duas possibilidades que PERPENDICULAR cenário # ambiente pretende ativar experiências, percepções, proporcionando a criação de um território renovado, onde o corpo pode, sem a finalidade do velho uso, atuar livremente.


O primeiro grupo de ações PERPENDICULAR cenário # ambiente , dia 25 de julho de 2010 nos arredores do MAP - Museu de Arte da Pampulha, conta com a participação de Artur Miglio_Coletivo MAP_PORO_Nydia Negromonte e Wagner Rossi.As ações acontecem entre 15 e 19hs.

www.perpendicularcenarioambiente.blogspot.com


Apoio: MAP/AMAP/Lei Municipal de Incentivo à Cultura/Prefeitura de Belo Horizonte/Fundação Municipal de Cultura.

Nenhum comentário: